Os Desertores

ALLAN KARDEC

 

Observações. — Publicamos, como complemento deste artigo, uma instrução dada, depois de sua entrada no mundo espiritual. Por Allan Kardec.

Parece-nos interessante juntar às páginas eloqüentes que aí ficam, a opinião atual daquele que foi, por excelência, o organizador da nossa filosofia.

Paris, novembro de 1869

Quando me achava corporalmente entre vós, muitas vezes disse que seria de grande interesse fazer a história do Espiritismo. Mantenho esta opinião, e os elementos, que reuni para aquele fim, servirão um dia para ver o meu pensamento realizado.

Com efeito, acho-me em condições de apreciar melhor que ninguém, o curioso espetáculo operado pelo descobrimento e vulgarização de uma grande verdade. Outrora pressentia, hoje conheço a ordem maravilhosa e a inconcebível harmonia, que presidem à concentração dos documentos necessários para a organização da nova obra.

A benevolência, a boa vontade, a dedicação de uns; a má fé, a hipocrisia, as artimanhas maldosas de outros; tudo isto concorre para a estabilidade do edifício, que se ergue.

Nas mãos das potências superiores, que presidem a todos os progressos, se tornam instrumento de elaboração as resistências inconscientes ou simuladas, os ataques, que têm por fim semear o descrédito e o ridículo.

O que não é feito! Que meios não empregaram para sufocar a idéia nova!

O charlatanismo e a superstição, à porfia, tentaram apossar-se desses princípios, para explorá-los em seu proveito; todos os raios da imprensa foram lançados sobre nós; converteram em derisão as mais respeitáveis coisas; ao Espírito do mal atribuíram os ensinos dos Espíritos mais dignos de admiração e veneração universais e, no entanto, todos esses esforços congregados, esta coligação de todos os interesses feridos, só serviram para provar a impotência dos nossos adversários. É ao calor dessa luta incessante contra os preconceitos estabelecidos, contra os erros enraizados, que aprendeis a conhecer os homens.

Quando me entreguei à minha obra predileta, sabia que me expunha ao ódio, à inveja, ao ciúme. O caminho estava semeado de dificuldades sempre crescentes. Não podendo refutar a doutrina, atacavam o homem; mas falhava ainda esta arma, porque eu tinha feito abnegação da minha personalidade. Que me importavam os botes da calúnia, se a minha consciência e a magnitude da empresa me tornavam insensível às urzes e espinhos do caminho?

Os testemunhos de simpatia e estima, que recebia dos que me apreciavam, era a maior recompensa a que aspirava. Ah! quantas vezes teria eu vergado ao peso da carga, se a afeição e o reconhecimento de muitos não me tivessem feito esquecer a ingratidão e a injustiça de alguns?

Se os ataques dirigidos contra mim sempre me encontravam insensível, devo dizer que era penosamente afetado, todas as vezes que encontrava falsos amigos naqueles de quem mais devia esperar.

Se me é lícito censurar os que tentaram explorar o Espiritismo, ou desnaturá-lo em seus escritos, sem o prévio e necessário estudo; mais justa é a censura feita àqueles que, depois de haverem assimilado os altos princípios, não se contentaram com retrair-se, mas tornaram-se os seus mais intransigentes detratores!

É sobretudo para os desertores desta categoria que é preciso evocar a misericórdia divina, porque eles voluntariamente apagaram o facho que os esclarecia e com a ajuda do qual podiam esclarecer a outros. Esses pobres infelizes perdem a proteção dos bons Espíritos e temos a dolorosa experiência de que, de queda em queda, chegam à mais penosa situação. Ao tornar ao mundo dos Espíritos, tive a ocasião de encontrar alguns desses infelizes

Agora arrependem-se e choram pela sua inação e má vontade; mas não podem reparar o tempo perdido!... Voltarão à Terra com a firme resolução de concorrer ativamente para o progresso; mas terão de lutar com as velhas tendências, até que consigam vencê-las.

Poderíamos ser levados a crer que os espíritas de hoje, esclarecidos por esses exemplos, evitariam incorrer nos mesmos erros. Assim não será porém. Por muito tempo ainda haverá falsos irmãos e fingidos amigos; estes porém não conseguirão, como não o conseguiram outros antes deles, afastar o Espiritismo da sua estrada. Se causam algumas perturbações momentâneas e puramente locais, não farão periclitar com isto os fundamentos da doutrina; pelo contrário, os espíritas devotados terão em seus erros novo estímulo para o trabalho e, agindo de concerto com os Espíritos superiores, que dirigem as transformações humanas, avançarão a passos rápidos para os tempos felizes prometidos à humanidade regenerada.

 

 

Última atualização em Sáb, 27 de Dezembro de 2014 15:20
 
Array
(
    [type] => 2048
    [message] => Non-static method JResponse::sendHeaders() should not be called statically
    [file] => /home1/z1tec625/public_html/searaespirita.net.br/libraries/joomla/environment/response.php
    [line] => 205
)